Pentágono forçado <br>a mostrar torturas

O Departamento da Defesa dos EUA divulgou 198 fotos de abusos e torturas cometidos contra prisioneiros sob custódia da CIA e de militares norte-americanos, entre 2003 e 2006, no Afeganistão e Iraque. A publicação foi ordenada pela Justiça, onde a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla inglesa) trava com a Casa Branca uma batalha judicial pela divulgação de todas as imagens relativas a maus-tratos e violações dos direitos humanos cometidos durante as invasão e ocupação daqueles países.
O acervo disponibilizado na página do Pentágono na Internet, constitui, porém, uma selecção «susceptível de enganar o público sobre a verdadeira extensão do abuso [dos detidos]», considera a ACLU, organização que prossegue a batalha legal pela desclassificação de cerca de outras 1800 fotos, cuja divulgação, recorde-se, foi travada em 2009 por iniciativa de altos responsáveis políticos e militares de Washington.


Mais artigos de: Internacional

Projecto neoliberal em marcha

Doze países assinaram, quinta-feira, 4, um tratado de liberalização do comércio e do investimento que terá fortes repercussões na região da Ásia-Pacífico e consolida o poder das multinacionais.

Em defesa da escola pública

Professores, pais, funcionários e alunos manifestaram-se, faz hoje uma semana, contra os cortes que o município pretende impor nas escolas públicas de Chicago.

RPDC na órbita global

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) está a ser acusada de usar o lançamento de um satélite para encobrir um teste militar.

Acordo insatisfatório <br>no Haiti

A formação de um governo de transição com mandato para organizar eleições a 24 de Abril e a indicação pelo poder legislativo de um presidente da República provisório não satisfaz a oposição haitiana. Esta apela ao povo para que...

Iowa e New Hampshire, <br>perigo e promessa

Em ano de presidenciais nos EUA, o desenrolar das eleições preliminares nos partidos Democrata (PD) e Republicano (PR) no Iowa e no New Hampshire confirmaram o desgaste das antigas estruturas políticas e a polarização da sociedade em torno de candidatos invulgares na...